O programa recebeu em 2019 o conceito A pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, refletindo o desempenho dos nossos residentes na prova nacional a que são submetidos anualmente. Além de um programa elaborado em atividades teóricas, o ponto alto da residência médica é o alto índice de participação prática dos médicos residentes na elaboração de laudos e na realização de procedimentos, o que constitui fator decisivo para a formação profissional.
O primeiro ano é orientado principalmente para Radiologia geral, princípios básicos de Radiologia, física e higiene das radiações, anatomia patológica, técnicas radiográficas (raios-X simples, contrastado e radioscopia), indicação e contraindicação de exames contrastados, além de estágios em ultrassonografia (US), tomografia computadorizada (TC), densitometria e medicina nuclear.
O segundo ano é ponderado em radiologia geral e iniciação às subespecialidades com conhecimento das diferentes modalidades de equipamentos e técnicas (RX, US, TC e ressonância magnética – RM).
O enfoque do terceiro ano é para o desenvolvimento do residente nas diversas modalidades de diagnóstico por imagem e nos setores, sendo aplicados conjuntamente para formulação do diagnóstico e seus diferenciais, o acompanhamento evolutivo e terapêutico, iniciando-se então a radiologia intervencionista.
A residência também é o preparo para o exame do título de especialista do Colégio Brasileiro de Radiologia. Os três anos da residência são a melhor época para o futuro radiologista construir a sua formação em bases sólidas e fundamentos bem estruturados que orientarão o exercício profissional pelo resto de sua vida. Durante todo o período, os residentes terão a oportunidade de dar o máximo de si para se tornarem médicos respeitados pelos colegas e confiáveis para o paciente, pelo seu conhecimento científico, habilidade, prática e integridade. Em nenhum outro momento da carreira profissional, eles encontrarão condições tão favoráveis para seu amadurecimento e crescimento na especialidade.
Duração: 03 anos
Vagas: 02
Parecer de Aprovação CNRM: 1078/2022
Capacitar médicos para atendimento de alto nível em Radiologia, inseridos no contexto de atualização científica e responsabilidade ética.
Objetivos específicos:
Desenvolver o raciocínio clínico dos Médicos Residentes;
Desenvolver habilidades técnicas dos procedimentos das especialidades;
Incentivar a pesquisa clínica e científica e a participação em programas de educação continuada;
Estimular a formação política e social do Médico visando o respeito pelo paciente;
Promover a atualização em Diagnóstico por Imagem;
Formar profissionais embasados em princípios éticos, de acordo com o Código de Ética Médica.
Dra. Irene Wiggers
Supervisora do Programa
Graduação em Medicina Universidade Federal de Santa Catarina.
Especialização Residência Médica em Radiologia na Fundação Hospitalar de Santa Catarina – Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão
O corpo clínico é formado por profissionais com obtenção do título na prova da Especialidade do CBR de 100%.
Dra. Irene Wiggers
Especialista em Radiologia
Dr. César Augusto Machado
Especialista em Radiologia
Dra. Glenda Kerr
Especialista em Radiologia
Dr. Gustavo Lopes de Araújo
Especialista em Radiologia
Dr.Julian Catalan
Especialista em Radiologia
Dra. Bárbara Blaese Klitzke Boettger
Especialista em Radiologia
Dr. Erick Janderson de Souza Alves
Especialista em Radiologia
Dr. Rafael Santiago Oliveira de Sales
Especialista em Radiologia
Dr. Luiz Pedro de Souza Junior
Especialista em Radiologia
Dra. Renata Bussolo Heinzen
Especialista em Radiologia